terça-feira, 8 de maio de 2018

Paraguai vai abrir embaixada em Jerusalém no mês de maio, diz Israel

Informação não foi oficialmente confirmada pelo Paraguai. EUA e Guatemala também anunciaram transferência de embaixadas para Jerusalém
Informação não foi oficialmente confirmada pelo Paraguai. EUA e Guatemala também anunciaram transferência de embaixadas para Jerusalém
O Paraguai vai abrir sua embaixada em Jerusalém até o final de maio, disse nesta segunda-feira (7) o ministério de Relações Exteriores de Israel, de acordo com a agência Reuters.
“O presidente do Paraguai Horacio Cartes planeja vir a Israel até o final do mês para abrir uma embaixada em Jerusalém”, disse o porta-voz do ministério, Emmanuel Nahshon.
No entanto, o ministério de Relações Exteriores do Paraguai divulga que tal decisão ainda não foi tomada.
Os EUA devem inaugurar oficialmente a sua embaixada em Jerusalém na próxima semana. Nesta segunda-feira (7), operários instalaram as primeiras placas que indicam a direção da embaixada americana na cidade. Além dos EUA, a Guatemala também anunciou a transferência de sua embaixada.
Decisão americana
O presidente americano Donald Trump, que rompeu com décadas de atuação da diplomacia do país e de consenso internacional, anunciou em 6 de dezembro do ano passado o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a transferência da embaixada, atualmente em Tel Aviv.
A decisão unilateral de Trump foi celebrada por Israel, mas condenada pelos palestinos, que desejam que Jerusalém Oriental se transforme na capital do Estado que aspiram e consideraram a decisão do presidente americano a negação de suas reivindicações.
A comunidade internacional vê a anexação como ilegal e considera Jerusalém Oriental como território ocupado. Desde a criação de Israel não reconhece Jerusalém como capital deste país e considera que o status final da cidade deve ser negociado. As embaixadas estrangeiras em Israel ficam em Tel Aviv.
Fonte: G1

Nenhum comentário: