sexta-feira, 3 de março de 2017

Os 10 comportamentos que mais têm destruído cristãos na atualidade - Vejam

Postado por Presbítero André Sanchez.


Quando avaliamos o tipo de cristãos que temos tido na atualidade, podemos notar que cada vez mais encontramos cristãos apagados, que nem mesmo conseguem ser percebidos como cristãos verdadeiros e atuantes devido a sua forma de vida apagada neste mundo. Isso se deve a diversos comportamentos que têm destruído cristãos, fazendo-os estar cada vez mais distantes do ideal que Jesus Cristo deseja para eles: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte” (Mateus 5:14).

Descobrir esses comportamentos destrutivos é muito importante para que haja mudança, para que o fervor volte e o cristão possa cumprir sua missão no mundo de forma plena. Mas antes, temos de refletir sobre esses maus comportamentos que têm destruído a muitos:

Os 10 comportamentos que mais têm destruído cristãos na atualidade

Comportamentos que mais têm destruído cristãos na atualidade 

(1) Não ter intimidade com Deus

A Bíblia nos ensina lições fortes sobre a intimidade com Deus: “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Salmos 25:14). Deus não é íntimo de qualquer um. Ser íntimo de Deus é um privilégio daqueles que verdadeiramente temem ao Senhor. O grande problema de muitos atualmente é que veem Deus não como alguém com quem devem interagir de forma pessoal, íntima, mas como uma espécie de gênio da lâmpada que é acionado apenas quando as coisas estão ruins. Não ter intimidade com Deus é a causa de muitos crentes estarem com vidas destruídas.

(2) Isolar-se da vida em comunidade

Deus não fez seus servos para o isolamento. Inclusive, o conceito bíblico de igreja do Novo Testamento não é um conceito unitário, mas de comunidade. Igreja é comunidade. Você, sozinho, não é a igreja de Cristo. Você é uma parte dela que, sozinho, não pode realizar a obra que Deus deseja para sua vida. Por isso, o isolamento da vida em comunidade é um grave mal para a vida de qualquer crente que deseja servir a Deus com plenitude.

(3) Deixar a missão que Deus tem para sua vida para quando der tempo

O tempo tem sido a moeda mais valorizada em nossos dias. Não é à toa que cada vez mais pessoas têm preferido dedicar todo o seu tempo aos estudos, a carreira, ao entretenimento e a outras coisas que a sociedade tem apresentado como importantes. Isso tem afastado as pessoas de Deus e da missão especial que o Senhor tem para Seus servos e, consequentemente, tem destruído cristãos, pois estes rejeitam os planos de Deus, colocando seus próprios como prioridade. Jesus falou de alguém assim, e a conclusão a que se chegou foi que aquele homem era um louco: “Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas 12:20).

(4) Buscar a bênção de Deus e não o Deus das bênçãos

Ligue a sua tevê e logo achará algum canal onde se vendem as bênçãos de Deus. Esses locais estão lotados, abarrotados de gente com o foco na bênção que o Senhor pode lhes dar. O que eles não sabem é que buscar a bênção de Deus antes de buscar o Deus da bênção é pura perda de tempo. O relacionamento com Deus vale muito mais do que qualquer bênção. Essas pessoas, porém, quando não recebem a bênção buscada, abandonam a Deus. Elas têm suas vidas cristãs destruídas porque são interesseiras.

(5) Não dedicar-se ao estudo contínuo da Bíblia

A Bíblia é chamada de alimento, mas os cristãos de nossos tempos não a têm encarado como seu alimento sólido. Isso ocorre porque não existe dedicação ao estudo da palavra, à busca constante do conhecimento a respeito de Deus e de Sua vontade. Isso gera crentes fracos, levados de um lado para o outro por qualquer outro “alimento” que o mundo dá a eles. Um outro povo na antiguidade foi destruído por esse mesmo motivo: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento….” (OsEias 4:6)

(6) Negligenciar as práticas espirituais

As práticas espirituais são armas que Deus nos deu para que estejamos sempre firmes e fortes para as batalhas. Podemos citar aqui a leitura da Bíblia, a oração, o jejum, a adoração, etc. Uma grande causa do enfraquecimento de muitos crentes é exatamente o fato de não carregarem em suas vidas essas poderosas “armas”. Não ora, não medita na Bíblia, não jejua, não adora a Deus em espírito e em verdade. Em que tipo de crente essa pessoa se transformará? Certamente em um destruído, pois os inimigos não perdoam as negligências de seus opositores.

(7) Não aceitar que a vida cristã tem suas dificuldades

Existe uma pregação muito bonita feita por aí, que é a pregação que mostra a vida cristã apenas tendo bênçãos e flores! Pregação mentirosa. A Bíblia mostra a vida cristã como caminho estreito, como aflições por causa do ódio do mundo contra Deus e Seus servos. Como uma batalha árdua com muito inimigos. O crente que se engana dessa forma cai em prantos diante da primeira adversidade! Vida cristã não é colônia de férias! Vida cristã é para quem realmente ama o Mestre acima de todas as coisas!

(8) Zombar de Deus

É claro que a maioria das pessoas de forma alguma acredita que zomba de Deus. Mas não é isso que fazem quando prometem e não cumprem, quando fingem ser religiosos e não o são, quando mentem falando sobre as coisas de Deus e não as vivem? Quando aceitam o pecado como algo que faz parte das suas vidas? Zombar de Deus é cavar para si mesmo uma cova de destruição, pois Deus não aceita zombaria: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7). O crente verdadeiro teme e treme diante de Deus.

(9) Achar que suas opiniões são mais importantes que a Bíblia

Na era das redes sociais a opinião é algo que está cada vez mais em foco. Ter opinião não é pecado. O problema é que hoje as opiniões estão sendo aceitas em um patamar mais alto do que a infalibilidade da Bíblia. Não interessa o que a Bíblia diz, o que importa é a opinião de cada um! Esse é o lema do politicamente correto que muitos têm aceitado e que têm destruído muitos crentes, pois opiniões não são bases fortes, não são a palavra inerrante de Deus!

(10) A amizade com o mundo

Ser luz para o mundo e sal para ele é a nossa missão. Mas hoje cada vez mais muitos crentes têm buscado a amizade do mundo. Uma aproximação perigosa e destruidora com suas práticas infrutíferas, com suas culturas erradas, com elementos que ferem a palavra de Deus. Essa aproximação tem representado a destruição de muitos, pois a amizade com o mundo representa a rejeição para com Deus: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4).


Nenhum comentário: