Nas últimas 24 horas o grupo terrorista HMAMAS, tem lançado incessantes ataques a Jerusalém e Telavive capital de Israel. Segundo a reportagem da @geografigeral:
Mísseis lançados pelo sistema antimísseis de Israel 🇮🇱, Iron Dome, interceptando os foguetes do Hamas esta noite (horário local). Jerusalém tem sido palco de semanas de agitação e violência, em uma nova escalada de tensões entre palestinos e forças de segurança israelenses que deixou pelo menos 22 mortos e mais de 300 feridos. Israel afirma que 15 integrantes do grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, estão entre os mortos.
Em meio a tensões crescentes, foguetes são disparados de Gaza para Jerusalém, acionando sirenes de emergência. Fontes palestinas relataram na segunda-feira que, em resposta a esses lançamentos de foguetes, Israel bombardeou 130 alvos em Gaza, chegando a implodir um prédio de 13 andares.
Diplomatas de EUA 🇺🇲, Rússia 🇷🇺, Reino Unido 🇬🇧 e União Europeia 🇪🇺 pediram para ambos os lados baixarem o nível de tensão na região. Mas o premiê Benjamin Netanyahu defendeu a ação "com grande força" de Israel, afirmando que o grupo Hamas "atravessou uma linha vermelha".
Os conflitos se intensificaram na véspera do Dia de Jerusalém, quando acontece a chamada Marcha da Bandeira, em que israelenses comemoram a captura da parte oriental de Jerusalém por Israel em 1967. Foi nessa ocasião, durante a Guerra dos Seis Dias, que Israel assumiu o controle efetivo de toda a cidade.
Grande parte da onda de violência também aconteceu em meio a um esforço de colonos judeus, que querem despejar famílias palestinas de suas casas no distrito de Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental. Uma decisão de um tribunal neste ano apoiando a reivindicação dos colonos despertou a ira dos palestinos.
Isso ocorre porque a lei de Israel permite que judeus reivindiquem propriedades em Jerusalém caso comprovem posse anterior a guerra de 1948, mas o mesmo não se aplica a árabes que perderam suas casas no conflito. Esse imbróglio sobre as casas vem se arrastando há anos na Justiça.
Fonte: @geografiageral, https://www.instagram.com/p/COvy8QRj1nN/?utm_source=ig_web_copy_link
Nenhum comentário:
Postar um comentário