segunda-feira, 25 de março de 2013

“Clonagem Pastoral” – Carta endereçada ao pastor Miranda, enviada pelo Pr. Seledon M. Oliveira


m_DSC02688
m_DSC03542m_DSC03634
Texto na íntegra, conforme publicado pelo Pr. Miranda:
Queridos(as) e amados(as) irmãos(ãs)!
Quero transcrever abaixo uma mensagem que recebi no meu e-mail, a qual me deixou muitissimo feliz e emocionado. E não poderia deixar de compartilhar convosco. Meu muito obrigado ao amigo e companheiro SELEDON MARQUES DE OLIVEIRA, frisando que a alegria foi maior ao contemplá-lo ontem na minha posse em Mossoró/RN.

Segue abaixo a mensagem:
O que e' que de fato vem acontecendo com a Igreja Assembleia de Deus de Mossoró nestas ultimas 4 décadas? Por que ela tem merecido uma seqüência ininterrupta de acontecimentos cada vez mais marcantes e enobrecedores? Qual o grande segredo do seu constante progresso? Qual a "pedra filosofal" descoberta, cujos princípios extraordinários vem sendo aplicados ali, que justifique tanta prosperidade?
A considerar dos 03 últimos Pastorados (Pr MARTIM ALVES DA SILVA, Pr JOAO GOMES e MANOEL NUNES DA PAZ), qual o grande segredo daquela Igreja ser tão marcada com o crescimento em sua membresia e a clara satisfação dos irmãos que ali se congregam? A que se deve o declarado crescimento patrimonial, o grandioso número de Congregações que foram plantadas, a contar do novo e modelar Templo Central, marcado tanto pela bela e moderna arquitetura quanto e principalmente pela sua excelente funcionalidade? As custas de que o Social lá promove, assiste e impressiona pela sua abrangência e alcance efetivo dos carentes? E "porque" todo aquele avanço da Mídia, escrita, televisiva, e virtual, sem contar com outras formas menos elaboradas de comunicação do ponto de vista tecnológico? E para terminar esse corolário de perguntas intermináveis, a ultima questão: qual o real motivo de os Obreiros de Mossoró e de toda a Região Oeste serem tão prazerosos e tão afeiçoados aos Pastores que a presidiram?
Dentre alguns livros de que tenho noticia, alguns títulos me chamaram a atenção, e talvez ate possam responder, ao menos parcialmente, as indagações acima levantadas. São estes: "O SUCESSO NAO OCORRE POR ACASO" - Lair Ribeiro; "A RECOMPENSA DA HONRA" – Jonh Bevere; "EU UM SERVO, VOCÊ ESTA BRINCANDO!" - Charles Swindoll e a "A ARTE DA PRUDÊNCIA" - Baltasar Gracian. Alias, a bem verdade e do progresso pessoal de cada um que os ler, recomendo que não deixem de "devorá-los"... E praticá-los também, obviamente. Ah, é "crime inafiançável" deixar de ler e aplicar o "MANUAL DO FABRICANTE", em cuja fonte os autores acima sabiamente devem ter se abeberado. Dai para a frente você vai entender o porquê de a Igreja Assembleia de Deus de Mossoró ser tão grandemente abençoada.
MOSSORO - "Vento que vem do Norte" ou "Lava-Pés". Não, não sabemos ao certo, porém seja o primeiro ou segundo significado da palavra Mossoró o prevalecente, seria o caso de Igreja em Mossoró haver sido bafejada pelo Vento Norte dos páramos celestiais e tornar-se alvo de tantas bênçãos num tempo tão relativamente curto? Ou seria o efeito "Lava-Pés" recomendado por Deus a Moisés, posto que a terra em que ele pisava naquele momento já era santa (separada) e santificadora, por conseguinte produtora de bênçãos na vida daqueles que nela habitassem? É coisa grande. Aleluia!
Seja lá o que for, uma coisa tem me chamado bastante a atenção: Mossoró tem sido uma Igreja alvo da benção da Clonagem de Deus relativamente aos seus Pastores-Presidentes. É o revezamento de Deus "4 por 100" acontecendo "para o bem de todos e felicidade geral da Nação". Este ultimo revezamento (Pr MARTIM entrega o bastão para o Pr MIRANDA) deixou-me sobremaneira satisfeito. E o que e' que eu tenho a ver com isso, sou eu por acaso mossoroense? Tenho parentesco biológico com o Pr MIRANDA ou com o Pr MARTIM? Tenho recebido imprescindíveis benesses de qualquer deles? Não. Felizmente não. É o fato de eu conhecê-los razoavelmente bem.
A minha Família tem um preito de gratidão com o Pr FRANCISCO CÍCERO MIRANDA. Ela foi objeto de carinhoso desvelo e acurada assistência de sua parte quando de nossa chegada na Guiana Francesa onde atuamos como família missionária. Nada nos faltou. Mas isto e' pouco demais para referendar o Pr MIRANDA na assunção de um cargo tão elevado como o de Pastor-Presidente para a Igreja da Capital do Alto Oeste. Ele necessariamente não precisa destas minhas palavras... A sua folha de serviço Ministerial o averba sozinha. Estas são palavras de sã consciência e justo reconhecimento.
PARABÉNS, Igreja Assembleia de Deus de Mossoró. Por extensão também parabenizo o Pr MIRANDA pelo honroso, desafiante e histórico momento em sua vida e digna Família. Esta hora é oportuníssima para uma aprofundada reflexão e aplicação de Êxodo 18:21-24.
Em meu nome, e em nome de toda a minha Família, publico sinceros sentimentos de eterna gratidão pelo apoio que nos concedeu em priscas eras em terras de além-mar.
Seledon M. Oliveira

Nenhum comentário: