Em 2015 o número de pedidos de emigração foi o dobro do alcançado em 2013.
A crise econômica do Brasil tem levado muitos judeus a se mudarem para Israel, é o que afirma os dados da Agência Judaica que alerta para o crescimento de 100% do número de judeus que pediram a emigração nos últimos três anos.
Foram 500 pedidos em 2015, sendo que em 2013 foram cerca de 250, conforme informa a agência que facilita o processo de mudança, lembrando que em Israel há a Lei de Retorno que oferece todas as condições necessárias para que os judeus voltem para a Terra Santa.
Para solicitar o retorno, é preciso comprovar que é judeu através de certidões civis emitidas por cartórios ou por entidades religiosas judaicas.
O representante geral da Agência Judaica no brasil, Revital Poleg, explica que há vários documentos que podem ser utilizados para comprovar que a pessoa é realmente judia.
Segundo ele, muitos que pedem a emigração para Israel desejam ter acesso à serviços melhores, como educação.
“Em Israel o ensino é excelente e gratuito”, diz Revital. “As universidades, classificadas entre as melhores do mundo, são públicas ou particulares, estas muito baratas em comparação com as de outros países”, completa ele em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.
A agência ajuda a conseguir o visto para emigração, já o brasileiro interessado em viver em Israel deve se preocupar com a casa ou apartamento onde vai morar, conseguir contatos para ter emprego e seguro-saúde.
O governo israelense oferece cinco meses de escola para os adultos aprenderem hebraico que é o idioma utilizado para as principais atividades realizadas naquele país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário