Medida foi anunciada nesta quarta após TRE manter proibição de campanha. PRTB informou que vai apresentar um novo nome para disputar as eleições.
O candidato a prefeito do Recife pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), pastor Esteves Jacinto, anunciou na tarde desta quarta-feira (19) que vai renunciar à candidatura porque a Justiça manteve a determinação que o proíbe de fazer campanha eleitoral nas ruas, rádios e televisões. A decisão, que já vigorava em caráter liminar, foi julgada na noite da terça (18) e teve a maioria de votos no pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O PRTB também informou que será anunciado, na quinta (20), um novo nome para substituir o candidato na campanha.
O pastor resolveu abrir mão da candidatura alegando que, com a decisão, não tem condições de concorrer ao pleito. Ele assume agora a presidência municipal do partido. “Nós vamos continuar dando a nossa contribuição porque fomos nomeados ontem presidente municipal do partido. Eu vou estar junto, participando, não me afasto do pleito, mas pra não sacrificar o partido nós resolvemos substituir o candidato e colocar outro no lugar, que vai ser anunciado amanhã. Acredito que nós teremos êxito nessa nossa mudança, nessa nossa troca”, disse Jacinto. O candidato já estava com a campanha suspensa pelo TRE porque não tinha votado nas eleições de 2010, não justificou a falta e também não pagou a multa. Esteves Jacinto havia recorrido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de impugnação da candidatura, que estava sub judice com previsão para ser julgado na segunda (24).
Decisão
No dia 5 deste mês, o TRE-PE decidiu retirar do ar o guia eleitoral do candidato. A proposta foi feita pela coligação Frente Popular do Recife, alegando que a Lei das Eleições destina o horário gratuito de propaganda em rádio e televisão somente a candidatos, não podendo se estender tal qualidade ao candidato ora réu. A decisão pela suspensão do registro do candidato foi tomada no dia 24 de julho, pelo juiz João Maurício Guedes Alcoforado, da 151ª Zona Eleitoral, no bairro de Água Fria, no Recife. Ele é acusado de não votar no segundo turno nas eleições de 2010 e de não ter prestado contas da campanha dele a deputado federal na mesma eleição.
O político recorreu ao TRE-PE, que no dia 22 de agosto decidiu, por unanimidade, impugnar a candidatura dele por causa dos débitos com a Justiça Eleitoral. A defesa do candidato entrou com recurso no TSE no dia seguinte.
G1 PE
| |
Eventos,Notícias do Meio Evangélico, Igrejas, Artigos, Tudo para divulgação da Palavra de Deus...
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Esteves Jacinto decide renunciar à candidatura a prefeito do Recife
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário