Com população menor apenas que os católicos e evangélicos, os brasileiros que se declararam sem religião chegaram a 8%, segundo dados do Censo 2010, divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2000 eram quase 12,5 milhões (7,3%) de brasileiros que diziam não seguir nenhuma religião. Em 2010, esse número passou para 15 milhões (8,0%).
Como característica, os brasileiros que diziam não seguir nenhuma religião tem o segundo pior nível de instrução. Os católicos (6,8%), os sem religião (6,7%) e evangélicos pentecostais (6,2%) são os grupos com maiores contingentes de pessoas de 15 anos ou mais de idade sem instrução. Em relação ao ensino fundamental incompleto são também esses três grupos de religião que apresentam as maiores proporções (39,8%, 39,2% e 42,3%, respectivamente).
Quem disse não seguir nenhuma religião também são segundo pior grupo quando se analisa rendimentos. Quando se analisa os grupos religiosos por pessoas concentrados na faixa até 1 salário mínimo de rendimento, os que se declaram sem religião (59,2%) só não estão pior que os evangélicos pentecostais (63,7%). No grupo dos sem religião, a declaração de cor mais encontrada foi parda (47,1%).
Com informações do Último Segundo Divulgação Noticias Gospel Guia do Planeta / clarinrn
Nenhum comentário:
Postar um comentário