O Vaticano está expondo em Roma os documentos do chamado “Arquivo Secreto Vaticano” que por 400 anos ficaram trancados se tornando um dos maiores mitos da história religiosa, cultural e política do mundo. Entre livros encontramos documentos como os registros dos interrogatórios que Galileu Galilei foi submetido, neles o físico jura acreditar nos ensinamentos da Igreja Católica para não ser morto como herege.
Voltaire também aparece nesses documentos, pois em uma sala foi posto algumas cartas trocadas entre o filósofo que tinha aversão às religiões tradicionais e o papa Bento XIV com quem ele mantinha uma relação de respeito que acabou caindo em um problema diplomático. A amostra tem como curador Marco Maioriano que explica essa relação entre o papa e o filósofo. “Às vezes, a honestidade intelectual, que nos faz admirar as pessoas pelo que são, se choca com a necessidade de manter as razões do Estado e das relações institucionais”, segundo o portal G1.
O público pode ter acesso a todo esse material que faze parte da chamada biblioteca do Papa.
Por falar em papa, um pergaminho de 60 metros de comprimento também está sendo exposto, nele encontramos as acusações contra os templários da França, cavaleiros de uma das primeiras e mais conhecidas ordens religiosas. O documento narra os motivos que levaram o papa Clemente V a ordenar a morte de 54 cavaleiros templários que morreram queimados.
Arquivo secreto do Vaticano - Globo News Especial
Vaticano expõe os documentos mais valiosos de seu Arquivo Secreto
Fonte: Gospel Prime | Divulgação: Midia Gospel / clarinrn
Nenhum comentário:
Postar um comentário