segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Igrejas evangélicas são responsáveis por evitar a falência de várias emissoras de TV, diz jornalista


As igrejas evangélicas neopentecostais são as responsáveis pela sobrevivência financeira de muitas das principais emissoras de TV com sinal aberto no Brasil. Essa é a constatação de uma breve análise do orçamento de Band, RedeTV!, Record e Gazeta, entre outras.
Os horários alugados por essas emissoras às igrejas são responsáveis por uma fatia de 30%, em média, do faturamento anual. No caso da Record TV, do total de R$ 1,8 bilhão estimado para 2017, R$ 540 milhões vêm da Igreja Universal do Reino de Deus. As duas instituições são controladas pelo bispo Edir Macedo.
Na Band, segundo informações do jornalista Ricardo Feltrin, o orçamento de R$ 500 milhões de todo o grupo tem um terço oriundo das igrejas, incluindo o arrendamento do Canal 21 para a denominação de Macedo.
Já na RedeTV!, que estima um orçamento de R$ 400 milhões para 2017, a fatia do bolo é maior: 35% da arrecadação da emissora vem da locação de espaços para igrejas. “Do ponto de vista pragmático, muitas TVs abertas e suas afiliadas não fecham mais as contas e em alguns casos correriam até risco de insolvência sem a venda desses horários”, comentou Feltrin, em sua coluna no portal Uol.
No meio artístico há muitas críticas à locação de horários das emissoras para as igrejas. A prática também é constantemente bombardeada por jornalistas especializados em programação de TV. Feltrin, no entanto, pondera que essa tem sido a única forma de manter as obrigações em dia, como salários dos funcionários. “A despeito das críticas contra esse comércio, se esse dinheiro sumisse começariam cortes, demissões em massa e ameaça até de continuidade da operação dessas emissoras e de muitas de suas afiliadas”, lamentou.
As únicas emissoras do país que não alugam horários de sua grade para igrejas são a Globo e o SBT, do judeu Silvio Santos. Mas isso não impede que afiliadas dessas duas gigantes já não se aproveitem do dinheiro dos dízimos e ofertas doados às denominações: Brasil afora, algumas das emissoras que integram a rede das duas principais já alugam horários ou vendem anúncios para a Igreja Universal.
O vice-presidente da RedeTV!, Marcelo de Carvalho, foi o único que aceitou comentar o assunto, dizendo que as emissoras precisam desses valores para sobreviver, pois o mercado publicitário nacional tem “discrepâncias” que privilegiam a Globo. “Além disso vamos deixar claro que só existe programação religiosa porque há público para assistir […] Ninguém quer falar sobre isso”, disparou.

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